As métricas no Google Adwords são muito utilizadas quando vamos avaliar o sucesso de um anúncio nas redes sociais. Você sabe qual o significado de cada uma?!
No Marketing Digital, as siglas CPC, CPM, CPA e CTR tornaram-se comuns, mas você sabe diferenciar essas siglas e quando usá-las? Vamos a elas:
Impressões = quantas vezes o seu anúncio apareceu para alguém. Quantas vezes houve uma impressão do anuncio. Por ela você terá a informação se seu anuncio está aparecendo para alguém. Sua campanha pode ser aprovada e não aparecer para ninguém. Pode ter errado no público ou errado na segmentação, ou errado em ambos. Segundo ponto, é utilizando o número de impressões que será criada uma outra métrica a CPR.
CTR (Click Through Rate) = Tacha de cliques. É a proporção da frequência com que as pessoas que visualizam seu anúncio clicam nele. Com esta taxa é possível avaliar o desempenho das suas palavras-chave e dos seus anúncios.
- A CTR é o número de cliques recebidos pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido: cliques ÷ impressões = CTR. Por exemplo, se você tivesse dez cliques e cem impressões, sua CTR seria de 10%.
Esta métrica é extremamente importante se sua campanha tem o objetivo de gerar cliques.
CPC (Custo por clique) = quando você cria uma campanha, irá definir quanto está disposto a pagar por cada clique. Isto não significa que você irá pagar este valor. Dependendo do momento, poderá pagar um valor maior ou menor do que foi estipulou. O CPC será cobrado baseado no valor do leilão no momento do clique e pelo índice de qualidade de sua campanha. Se o índice de qualidade for alto, poderá provocar a cobrança de um valor menor do que você estipulou pagar por cada clique. A variação de valores cobrados pelos cliques produzirá o CPC médio.
CPC médio (Custo médio por clique): Trata-se da média do valor cobrado por um clique no seu anúncio. O CPC médio é calculado dividindo o custo total dos seus cliques pelo número total de cliques.
- Um exemplo de como calcular seu CPC médio: imagine hipoteticamente que seu anúncio receba do três cliques, um no valor de R$ 0,15, outro no valor de R$ 0,20 e outro no valor de R$ 0,25, resultando tem um custo total de R$ 0,60. Você divide R$ 0,60 (custo total) por 3 (número total de cliques) e tem um CPC médio de R$ 0,20.
CPM (Custo por mil visualizações ou impressões) = É a forma de definir lances em que o criador da campanha paga por mil visualizações na Rede de Display do Google. É uma estratégia de lance que pode ser utilizado quando você quer fazer um reforço de marca, não quer necessariamente levar o público até o seu site, que sua marca apareça e que fixe na mente das pessoas. Resumindo é o valor que você está pagando por cada mil vezes que seu anúncio aparecer para o público e não por cada clique.
CPV (Custo por visualização) = Um método de lance para campanhas de vídeo em que você paga por uma visualização. Uma visualização é considerada quando alguém assiste a 30 segundos do anúncio em vídeo ou ao anúncio completo, se ele tiver menos de 30 segundos. Podendo contabilizar também caso o expectador interage com vídeo, o que ocorrer primeiro. As interações de vídeo incluem cliques em call-to-action overlays (CTAs), cartões e banners complementares. Você define na sua campanha o lances de CPV para informar ao Google o valor máximo que deseja pagar por visualização.
Resumindo, esta métrica é muito utilizada quando se tem campanhas de vídeo inseridas no Youtube. É o valor pago por cada vez que um expectador assistiu o seu vídeo ou interagiu com ele. Para as campanhas no qual o expectador pode pular o vídeo, será cobrado o valor caso ele assista 30 segundos ou o vídeo por completo.
CPV médio = Assim como as campanhas de cliques possuem o CPC médio, existe a métrica com a média do custo de visualização de vídeo. Trata-se da média do valor cobrado pela visualização do seu anúncio.
Conversões = sempre que você consegue fazer com que um usuário faça um ação que é valiosa para você. Por exemplo, solicitar uma demostração do seu procuto, um orçamento, a realização de uma compra, etc.
CPA (Custo Por Aquisição) Está métrica disponibiliza quanto está custando cada conversão
- Se você investiu R$ 100,00 em uma campanha, mil pessoas assistiram seu vídeo e você conseguiu duas conversões destes possíveis clientes, isto quer dizer que a aquisição custou R$ 50,00. Houve um investimento neste valor para que a pessoa realizasse a ação que você desejava, quer seja a compra de um produto, um pedido de orçamento, etc.
Taxa de conversão = Número médio de conversões por interação com o anúncio, é mostrado através como uma porcentagem. Para o cálculo das taxas de conversão, pega-se o total de conversões da sua campanha e divide pela quantidade de cliques (CTR).
- Exemplo, durante uma campanha, houveram 10 cliques , destes cliques você conseguiu uma venda (1/10= 10%), assim você teve uma taxa de conversão de 10%.
Estas são algumas das principais siglas que você deverá saber e utilizar em prol do seu anúncio, mas existem outras que também são fundamentais e você deverá utilizá-las afim de trazer sucesso ao seu negócio.